Anúncio

RAINFOREST ALLIANCE E UTZ REALIZAM FUSÃO PARA FORMAR UMA NOVA E MAIS FORTE ORGANIZAÇÃO

UTZ e a Rainforest Alliance, dois dos programas mundiais líderes em sustentabilidade, anunciaram sua fusão para no final deste ano.

A nova organização, que se chamará The Rainforest Alliance, abordará situações sociais e ambientais, incluindo mudanças climáticas, desmatamento e agricultura não-sustentável.

Juntos, nós poderemos continuar protegendo o ambiente natural, buscando tornar a agricultura sustentável e o manejo de florestas a norma, um objetivo que está no centro da missão tanto da Rainforest Alliance como da UTZ.

Ao adotar o nome Rainforest Alliance, levaremos adiante uma forte identidade pública. Ao unir nossas forças, criaremos uma plataforma líder para ajudar a incrementar as demandas do consumidor por produtos com origem responsável.

Ao concluir o processo de fusão, Han de Groot, o atual diretor executivo da UTZ será o CEO da nova organização. Nigel Sizer, o atual presidente da Rainforest Alliance, se tornará o Chief Program Office para Advocacy, Landscapes and Livelihoods.

Nossa meta, é publicar uma nova e única norma no início de 2019. Até lá,  os dois programas continuarão oferecendo os mesmos serviços oferecidos atualmente.

Este é um desenvolvimento emocionante que trará muitos benefícios para os produtores, florestas, comunidades e nosso planeta.

Acreditamos que trabalhando juntos como uma organização forte permitirá dar mais valor às partes interessadas. Como uma organização realmente global, nós teremos agora um alcance mais amplo, com mais habilidade para fornecer melhores serviços e soluções aos desafios urgentes.

Anúncio

Maiores informações

Estaremos fornecendo maiores informações a medida em que a fusão avançar, entretanto, por enquanto, se você tiver alguma pergunta, comentário ou se gostaria de discutir conosco maiores detalhes, por favor não hesite em contatar-nos:

Para companhias: Contate com seu gestor de conta ou com a equipe de suporte aos membros através de: membersupport@utz.org

Para produtores: Favor contatar o representante de país ou envie uma mensagem para communications@utz.org mencionando seu país no assunto do e-mail.

Para outros atores: Envie uma mensagem para communications@utz.org

Também é possível encontrar mais informações na sessão de Perguntas e Respostas.

Perguntas e Respostas

Fusão UTZ-Rainforest Alliance

O que foi anunciado hoje pelas duas organizações?

UTZ e Rainforest Alliance, dois dos maiores sistemas de certificação de sustentabilidade do mundo, anunciaram sua intenção de realizar a fusão de suas organizações até o final de este ano.

Por que essa fusão?

Nos encontramos em um ponto crítico da história de nosso planeta. A urgência dos desafios nos quais trabalhamos nunca foi tão grande. As alterações climáticas, o desmatamento, a pobreza endêmica e a desigualdade estão cada vez mais interconectadas com a forma como manejamos a terra e produzimos alimentos.

Com a fusão de nossas duas organizações, conseguiremos um alcance mais amplo e uma voz mais forte, criando um impacto ainda maior para os agricultores, as comunidades e nosso planeta.

Juntos criaremos uma norma única para agricultura sustentável, conjugando os pontos fortes de abordagem das duas organizações e simplificando assim o processo de certificação para os agricultores.

Seremos uma organização verdadeiramente global, com mais habilidade para fornecer melhores serviços e soluções para as empresas.

Nossa fusão nos permitirá inovar em todas as nossas atividades comerciais, investir em novas tecnologias, bem como defender as mudanças de políticas necessárias para criar um mundo no qual as pessoas e o planeta prosperam juntos.

Mas por quê uma fusão total e não outras formas de colaboração?

Uma fusão total permite o foco em nossa missão de construção de um mundo, no qual a natureza é protegida e a biodiversidade pode prosperar; onde os agricutores, os trabalhadores e as comunidades assumem o controle de seus próprios destinos; onde as empresas contratam de uma forma responsável e promovem a inovação em toda a extensão de suas cadeias de custódia. Com uma única organização nós conseguiremos fazer isso melhor, sendo muito mais fácil tomar decisões importantes – por exemplo, quais as matérias-primas e programas que deveremos focar prioritariamente, quais os cenários e quais as regiões do mundo.

O cenário de sustentabilidade está evoluindo constantemente e precisamos evoluir e inovar para manter o foco em maior impacto. A fusão das duas organizações significa que estaremos habilitados para continuar oferecendo uma certificação de terceiros “com padrão de ouro”, e trabalhando de forma mais abrangente e aprofundada em todos os setores e cenários, através da criação de parcerias inovadoras e eficazes.

Por que agora?

Ambas organizações estão abordando a fusão de uma posição forte, com um histórico de impacto positivo para agricultores, florestas, comunidades e para o ambiente. Combinar nesse momento os pontos fortes das duas organizações nos permitirá aumentar nosso impacto e proporcionar maiores benefícios para os agricultores, o ambiente, as empresas e os consumidores, do que seria possível continuando separadas. Com conversações ao longo de vários meses, consolidamos a confiança e a compreensão necessárias para que nossa fusão seja um sucesso.

Uma organização está absorvendo a outra?

Não, esta é uma fusão equitativa de duas organizações.

Ambas organizações estão abordando a fusão de uma posição forte, com um histórico de impacto positivo para agricultores, florestas, comunidades e para o ambiente. Combinar nesse momento os pontos fortes das duas organizações nos permitirá aumentar nosso impacto e proporcionar maiores benefícios para os agricultores, o ambiente, as empresas e os consumidores.

Todos os membros dos conselhos de administração dos dois lados farão parte de um novo Conselho, juntamente com três representantes da Sustainable Agriculture Network (SAN). Haverá dois escritórios centrais, em Amesterdã e em Nova Iorque. O nome da organização será Rainforest Alliance e o novo CEO será Han de Groot.

Quais são seus objetivos como uma nova organização?

Somos motivados por uma missão comum: criar um mundo melhor, no qual a natureza é protegida e a biodiversidade pode prosperar; onde os agricutores, os trabalhadores e as comunidades assumem o controle de seus próprios destinos; onde as empresas contratam de uma forma responsável e promovem a inovação em toda a extensão de suas cadeias de custódia. Um mundo no qual o manejo responsável da terra e as práticas empresariais responsáveis são a norma, sendo fácil para os consumidores decidir melhor sobre o que eles vão comprar.

Qual a contribuição de cada uma das partes para a fusão?

Combinaremos a identidade pública da Rainforest Alliance e seu sucesso na área da conservação florestal e do ambiente com a forma inovadora como UTZ faz o escalonamento de práticas comerciais sustentáveis. Juntos teremos um alcance mais amplo e uma voz mais forte, criando um impacto ainda maior para agricultores, comunidades, empresas e consumidores.

Como os agricultores se beneficiarão?

Nossa nova norma única para agricultura sustentável, que combinará os pontos fortes das duas organizações, oferecerá aos agricultores um enquadramento para melhorar seus meios de subsistência, protegendo, simultaneamente, os espaços nos quais eles habitam e trabalham. Conseguiremos igualmente um alcance mais amplo e uma voz mais forte, que nos permitirá promover a mudança à um nível setorial e proporcionar maiores benefícios para agricultores, ambiente, empresas e consumidores.

Os 182 000 cultivadores de cacau, café e chá atualmente certificados com as duas normas irão se beneficiar ao evitarem o fardo administrativo da dupla implementação das normas, necessitando somente de uma auditoria ao invés de duas, o que significa que poderão investir de forma mais eficaz na sustentabilidade.

Qual será o nome da nova organização?

A organização adotará o nome Rainforest Alliance, levando adiante uma forte identidade pública.

Quem será o CEO?

Han de Groot será o CEO da Rainforest Alliance. Nigel Sizer assumirá a função de Chief Program Office para Advocacy, Landscapes and Livelihoods (Diretor de Programa, Advocacia, Paisagens e Meios de Subsistência).

Continuarão sendo uma ONG?

Sim.

Haverá uma norma única? Quando?

Sim, nossa meta é publicar uma nova e única norma no início de 2019. Essa norma assentará nos melhores aspetos das atuais normas SAN e UTZ para agricultura sustentável, com a contribuição de diversas partes interessadas. Ela oferecerá aos agricultores um enquadramento para melhorar seus meios de subsistência, protegendo, simultaneamente, os espaços nos quais eles habitam e trabalham.

A norma será inferior ou superior (mais fraca ou mais rigorosa)?

Desejamos criar uma norma que seja impactante e escalável, que eleve o padrão das práticas agrícolas sustentáveis e aproveite os melhores elementos das duas atuais normas SAN e UTZ. A nova norma deve gerar um impacto positivo para os agricultores que trabalham com ela, oferecendo aos agricultores um enquadramento para melhorar seus meios de subsistência, protegendo, simultaneamente, os espaços nos quais eles habitam e trabalham.

Haverá também uma Cadeia de Custódia?

Sim, ela será publicada simultaneamente com a Norma – início de 2019.

Haverá um período de transição para uma nova norma?

Sim. Quando do lançamento da nova norma em 2019, haverá um período de transição para a implementação da nova norma. No período anterior ao lançamento, iremos averiguar como podemos facilitar a transição, se possível, auemntando as possibilidades de auditorias conjuntas, por exemplo.

Como se beneficiarão as empresas que têm como objetivo cadeias de custódia mais responsáveis?

Acreditamos que trabalhando juntas como uma organização mais forte permitirá dar mais valor às partes interessadas. Como uma organização realmente global, nós teremos agora um alcance mais amplo, com mais habilidade para fornecer melhores serviços e soluções aos desafios urgentes.

Nossa meta é publicar uma nova e única norma no início de 2019. Até lá, os dois programas continuarão oferecendo os mesmos serviços oferecidos atualmente.

Não será necessário alterar embalagens ou materiais que você utiliza atualmente e você pode continuar usando o logotipo UTZ / selo Rainforest Alliance durante o futuro previsível.

Em meados de Setembro/Outubro, entraremos novamente em contato com você com maiores informações sobre o calendário do período seguinte. Nós asseguramos que você terá muito tempo para efetuar qualquer transição futuramente, caso seja necessário.

Quero iniciar uma compra sustentável. Devo optar agora por UTZ ou RA?

Os dois programas continuarão funcionando paralelamente, até a publicação de uma nova norma no início de 2019. Assim, você pode escolher qual a que funciona melhor para você atualmente. Nós asseguramos que você terá muito tempo para efetuar qualquer transição futuramente. Em meados de Setembro/Outubro, entraremos novamente em contato com você com maiores informações sobre o calendário do período seguinte.

O que isso significa para os agricultores?

Com a fusão de nossas duas organizações, teremos um alcance mais amplo e uma voz mais forte, criando um impacto ainda maior para os agricultores, as comunidades e nosso planeta.

Criaremos uma norma única para agricultura sustentável, combinando os pontos fortes das duas organizações e simplificando o processo de certificação para os agricultores. Lograremos igualmente um alcance mais amplo e uma voz mais forte, que nos permitirá promover a mudança a um nível setorial.

Os 182 000 cultivadores de cacau, café e chá atualmente certificados com as duas normas irão poupar bastante, ao evitarem o fardo administrativo da dupla implementação das normas, necessitando somente de uma auditoria ao invés de duas, o que significa que poderão investir mais eficazmente na sustentabilidade.

O que isso significa para as entidades certificadoras?

Nossa meta é publicar uma nova e única norma no início de 2019. Até lá, os dois programas continuarão oferecendo os mesmos serviços oferecidos atualmente. Manteremos nossa colaboração com entidades certificadoras independentes.

Em meados de Setembro/Outubro deste ano contataremos você novamente com maiores informações sobre o calendário para o período seguinte.

Transferências

Missão & Visão

Missão

Nossa missão é criar um mundo onde a agricultura sustentável é a norma. A agricultura sustentável ajuda os fazendeiros, trabalhadores e suas famílias a realizar suas ambições e contribui para proteger os recursos do mundo, agora e no futuro.

Visão

Um mundo no qual a agricultura sustentável é a norma é um mundo no qual os fazendeiros implantam boas práticas agrícolas e gerenciam suas fazendas lucrativamente, com respeito pelas pessoas e o planeta, a indústria investe e valoriza a produção sustentável e os consumidores podem usufruir e confiar nos produtos que compram.

Relatório Anual 2016

  • 856.000 produtores no programa UTZ
  • 424.000 trabalhadores em fazendas certificadas
  • 41 países produtores

…são alguns dos destaques do Relatório Anual 2016. Veja mais informações e histórias de todos os lugares do mundo sobre o que atingimos neste ano, aqui.

Perguntas frequentes sobre a UTZ

O que é a UTZ?

A UTZ é um programa de sustentabilidade para café, cacau e chá que opera em conjunto com as marcas existentes. Os fazendeiros podem melhorar sua produtividade, qualidade dos produtos e eficiência, cuidando das pessoas e do meio ambiente. Isso permite que eles produzam maiores volumes por menores custos, o que melhora o padrão de vida das comunidades agrícolas. Os consumidores podem usufruir de sua marca favorita e, simultaneamente, contribuir para um mundo sustentável.

Por que a UTZ existe?

Um bom café, chá e chocolate não significa mais apenas um bom sabor, qualidade e preço; os consumidores de hoje também exigem que eles sejam feitos cuidando das pessoas e do meio ambiente. E esperam que seus fabricantes possam assegurar sua produção responsável, como por exemplo, pelo uso modesto de fertilizantes e pesticidas, que os filhos dos fazendeiros sejam mandados para a escola, ao invés de para o trabalho, que os trabalhadores agrícolas tenham moradias, saúde e treinamento decentes, e que os produtores sejam capacitados para ser profissionais, com acesso às informações do mercado e relacionamentos com seus compradores.

O sistema de certificação da UTZ permite que os produtores mostrem que eles operam de forma responsável, de acordo com rigorosas normas sociais e ambientais. A UTZ Certified proporciona aos fabricantes a garantia de uma produção responsável e proporciona oportunidades para demonstrar isso de forma verossímil a seus consumidores.

Por que os produtores de café, cacau e chá participam da UTZ?

Com uma certificação da UTZ, produtores de todos os tamanhos e origens podem demonstrar boas práticas agrícolas, uma agricultura eficiente e produção responsável. O programa UTZ ajuda os produtores a serem mais profissionais e competitivos na produção e venda de seus produtos. Ele dá acesso a uma rede internacional de programas de apoio de compradores e organizações de desenvolvimento, e assistência técnica e orientação de agrônomos treinados pela UTZ e representantes de campo da UTZ Certified. Além disso, a UTZ proporciona aos produtores acesso a novos mercados, porque os fabricantes e marcas de todo o mundo estão cada vez mais exigindo produtos certificados pela UTZ.

Por que os compradores participam da UTZ?
O programa UTZ assegura que os produtos certificados pela UTZ atendam a critérios de agricultura eficiente e produção responsável de uma forma orientada para o mercado. Além disso, as compras de café certificado pela UTZ são totalmente rastreáveis por toda a cadeia de café. Isso permite que os compradores saibam de onde seu café vem e como ele foi produzido.
A UTZ permite que as marcas atendam às crescentes expectativas do público de proteção ambiental e social, ao mesmo tempo em que operam em mercados competitivos e sensíveis aos preços. Ela proporciona uma forma independente e verossímil de comunicar a suas partes interessadas suas compras de produtos certificados.

Como melhoram os preços para o fazendeiro da UTZ?

A UTZ está convencida de que o aumento da sustentabilidade também deve reforçar a posição independente dos fazendeiros. É por isso que os fazendeiros são treinados na profissionalização de suas práticas agrícolas e gestão operacional. Isso melhora a qualidade de seus produtos e permite que eles produzam maiores volumes por menores custos. Isso, por sua vez, possibilita que os fazendeiros negociem um melhor preço por um melhor produto e melhorem seu padrão de vida. Além disso, fazendeiros que trabalham com a UTZ no mercado global recebem um ágio por sua safra e não têm que pagar para fazer parte do programa.

Balanço de massa e segregação em cacau: o que existe aí para o produtor?

A meta da UTZ em cacau é criar um programa de certificação eficiente para uma produção social e ambientalmente responsável de cacau, que atenda às necessidades tanto dos produtores quando dos mercados. Isso significa que ela foi criada para beneficiar o maior número possível de produtores. Ela se concentra na formação de capacidades em origem e treinamento de fazendeiros. Dessa forma, os fazendeiros melhoram sua produtividade e qualidade, sendo recompensados pelo mercado: “Um melhor preço por um melhor produto”.

Como a UTZ Certified é independente?

A UTZ é uma iniciativa independente de diversas partes interessadas: a UTZ tem um Conselho Fiscal independente com representantes da produção, cadeia de custódia (incluindo marcas, processadores, comerciantes, varejistas), sociedade civil/organizações não governamentais e sindicatos representativos.

Por que a UTZ é “responsável”?

A UTZ define as normas para a produção social e ambientalmente responsável de café, cacau e chá. A UTZ significa responsabilidade compartilhada para um setor sustentável de café, cacau e chá:

Os produtores certificados pela UTZ assumem a responsabilidade pelas boas práticas de produção, cumprindo o Código de Conduta da UTZ.

Fabricantes e marcas incorporam práticas comerciais responsáveis, comprando produtos certificados pela UTZ. Ao fazê-lo, eles reconhecem os produtores responsáveis e profissionais.

O Código de Conduta da UTZ foi avaliado e reconhecido por todas as partes interessadas envolvidas com o programa UTZ.

As despesas da UTZ são cobertas pela taxa de administração paga pelos compradores registrados na UTZ e por subsídios da União Europeia e de ONGs.

As contas da UTZ são auditadas anualmente pela PriceWaterhouseCoopers e publicadas no relatório anual.

Por que existem diferentes programas de certificação?

Fairtrade, Sustainable Agriculture Network(SAN)/Rainforest Alliance e UTZ compartilham o objetivo de transformar os sistemas de produção e as cadeias de valor mundiais, para torná-los mais sustentáveis. Nossa preocupação comum é a necessidade urgente de transformar a agricultura e compartilhamos a crença de que a certificação por sistemas verossímeis como o nosso ajuda essa transformação.

Sou um consumidor. Como posso apoiar a UTZ?

Como consumidor, você pode apoiar a UTZ das seguintes formas:

  • Apoie empresas envolvidas com a UTZ. Veja a lista de empresas que já estão trabalhando com a UTZ.
  •  Beba de forma responsável no trabalho! Incentive seu empregador a comprar café e chá certificados pela UTZ.
  • Saiba mais sobre a UTZ por meio de seu site, Twitter, Facebook e Linkedin. Compartilhe isso com seus familiares, amigos e contatos comerciais, e incentive-os a nos seguir também.
  • Sinalize para sua marca que você quer continuar a consumir o produto dessa marca, mas que você espera que ela assegure que está cuidando da qualidade social e ambiental.

Qual é a posição da UTZ a respeito do processo 4C?

Reconhecemos o 4C como uma iniciativa com uma missão fundamental similar: implementar uma norma de decência mundial para a produção responsável de café.

Entretanto, a 4C busca eliminar as piores práticas, enquanto que o modelo UTZ usa um ciclo de valor para recompensar as boas práticas. Apoiamos os esforços do 4C para tornar o setor de café mais sustentável. Visite www.4c-coffeeassociation.org/ para obter mais informações sobre o 4C.

 

Contato

Eduardo Sampaio
Brazil Representative
Cassio Souza
Field Development Officer Brazil
UTZ.org uses cookies
I agree