Relatório Anual UTZ 2015

Mais de um milhão de produtores e trabalhadores se beneficiando da Certificação UTZ

Hoje estamos orgulhosos de publicar nosso novo relatório anual, que demonstra o crescente alcance e escala do programa UTZ. Mais de um milhão de produtores e trabalhadores em 36 países agora estão se beneficiando da certificação, e o logo UTZ apareceu em 13.500 produtos em 136 países durante o ano de 2015.

O relatório foca nas parcerias que tornaram tudo isso possível; com produtores, companhias, governos, sociedade civil, e muitos outros.

Leia o relatório (em inglês) em: www.utz.org/annualreport2015.

Contato

Eduardo Sampaio
Brazil Representative
Cassio Souza
Field Development Officer Brazil
Transferências

Missão & Visão

Missão

Nossa missão é criar um mundo onde a agricultura sustentável é a norma. A agricultura sustentável ajuda os fazendeiros, trabalhadores e suas famílias a realizar suas ambições e contribui para proteger os recursos do mundo, agora e no futuro.

Visão

Um mundo no qual a agricultura sustentável é a norma é um mundo no qual os fazendeiros implantam boas práticas agrícolas e gerenciam suas fazendas lucrativamente, com respeito pelas pessoas e o planeta, a indústria investe e valoriza a produção sustentável e os consumidores podem usufruir e confiar nos produtos que compram.

Maior impacto

Nome mais curto, maior impacto

Um novo ano traz novas inciativas. Hoje temos o prazer de apresentar a você uma que é nova e simples: estamos reduzindo nosso nome, de UTZ Certified para UTZ.

Por que a mudança?

Estamos trabalhando para uma agricultura melhor e um futuro melhor há 13 anos. Com isso, agora somos o maior programa de café e cacau e temos esquemas de certificação em outras commodities, incluindo chá (de ervas), rooibos e avelã. Por meio da certificação, vimos impactos significativos nas vidas dos fazendeiros e seus trabalhadores, mas também vimos que alguns dos problemas que eles enfrentam não podem ser tratados apenas por meio da certificação. Questões como trabalho infantil, salários ou o impacto das mudanças climáticas requerem uma abordagem entre setores. Isso significa que apenas quando a UTZ trabalha juntamente com os produtores, ONGs, governos e compradores, esses problemas podem realmente ser enfrentados. Utilizando nossa experiência e abrangência, estamos expandindo nosso trabalho para vermos como podemos unir forças com outras partes interessadas, para causar um impacto duradouro sobre esses problemas setoriais, para criar um futuro melhor para todos.

“Acreditamos que UTZ, em comparação com UTZ Certified, reflete melhor nossa nova abordagem e oferece um escopo mais amplo de colaboração. Estamos empolgados por podermos trazer nossa visão de um futuro melhor para o próximo nível”, Han de Groot, Diretor Executivo da UTZ.

O que muda:

Reformulamos nosso site, encurtamos nossa URL e melhoramos nosso centro de mídia, colocando todos os recursos (de certificação) e ferramentas visuais em um único local, a Biblioteca de Recursos. Também atualizamos nossos logotipos. Eis como:

  • O logotipo corporativo da UTZ ou a marca comercial da UTZ, que não inclui a palavra “Certified”. Esse logotipo refere-se à organização. Esse logotipo pode ser usado ao se falar sobre a colaboração com a UTZ ou para comunicações fora das embalagens.
  • O logotipo de rotulagem da UTZ, que inclui a palavra “Certified”. Esse logotipo refere-se ao ingrediente certificado em um produto. Ele se aplica a comunicações nas embalagens e fora das embalagens, a respeito de produtos certificados.New logos_GlobalMais informações sobre o uso de nossos logotipos e requisitos para os membros em nossa política de rotulagem atualizada.

Melhor futuro

Melhor produção. Melhor futuro

A UTZ tem o compromisso de criar um mundo melhor e mais sustentável. Somos agora o maior programa de café e cacau, e temos esquemas de certificação em outras commodities, incluindo chá (de ervas), rooibos e avelã. O rótulo de certificado pela UTZ aparece em mais de 20.000 diferentes produtos em 135 países. Empresas como a Ikea, Jacobs Douwe Egberts, Lavazza, Tchibo e muitas outras já reconheceram que, ao adquirir produtos certificados pela UTZ, podem conquistar a confiança de seus clientes, ao mesmo tempo em que apoiam um mundo melhor.

Uma abordagem transversal

Embora tenhamos visto melhorias significativas para os fazendeiros e seus trabalhadores por meio da certificação, também vimos que alguns dos problemas que eles enfrentam não podem ser tratados apenas dessa forma. Questões como trabalho infantil, baixos salários e mudanças climáticas requerem uma abordagem transversal. Isso significa que apenas quando a UTZ trabalha juntamente com os produtores, ONGs, governos e compradores, esses problemas podem realmente ser enfrentados. Utilizando nossa experiência e abrangência, estamos expandindo nosso trabalho para vermos como podemos unir forças com outras partes interessadas, para causar um impacto duradouro sobre esses problemas, para criar um futuro melhor para todos.

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

O que é a UTZ?

A UTZ é um programa de sustentabilidade para café, cacau e chá que opera em conjunto com as marcas existentes. Os fazendeiros podem melhorar sua produtividade, qualidade dos produtos e eficiência, cuidando das pessoas e do meio ambiente. Isso permite que eles produzam maiores volumes por menores custos, o que melhora o padrão de vida das comunidades agrícolas. Os consumidores podem usufruir de sua marca favorita e, simultaneamente, contribuir para um mundo sustentável.

Por que a UTZ existe?

Um bom café, chá e chocolate não significa mais apenas um bom sabor, qualidade e preço; os consumidores de hoje também exigem que eles sejam feitos cuidando das pessoas e do meio ambiente. E esperam que seus fabricantes possam assegurar sua produção responsável, como por exemplo, pelo uso modesto de fertilizantes e pesticidas, que os filhos dos fazendeiros sejam mandados para a escola, ao invés de para o trabalho, que os trabalhadores agrícolas tenham moradias, saúde e treinamento decentes, e que os produtores sejam capacitados para ser profissionais, com acesso às informações do mercado e relacionamentos com seus compradores.

O sistema de certificação da UTZ permite que os produtores mostrem que eles operam de forma responsável, de acordo com rigorosas normas sociais e ambientais. A UTZ Certified proporciona aos fabricantes a garantia de uma produção responsável e proporciona oportunidades para demonstrar isso de forma verossímil a seus consumidores.

Por que os produtores de café, cacau e chá participam da UTZ?

Com uma certificação da UTZ, produtores de todos os tamanhos e origens podem demonstrar boas práticas agrícolas, uma agricultura eficiente e produção responsável. O programa UTZ ajuda os produtores a serem mais profissionais e competitivos na produção e venda de seus produtos. Ele dá acesso a uma rede internacional de programas de apoio de compradores e organizações de desenvolvimento, e assistência técnica e orientação de agrônomos treinados pela UTZ e representantes de campo da UTZ Certified. Além disso, a UTZ proporciona aos produtores acesso a novos mercados, porque os fabricantes e marcas de todo o mundo estão cada vez mais exigindo produtos certificados pela UTZ.

Por que os compradores participam da UTZ?
O programa UTZ assegura que os produtos certificados pela UTZ atendam a critérios de agricultura eficiente e produção responsável de uma forma orientada para o mercado. Além disso, as compras de café certificado pela UTZ são totalmente rastreáveis por toda a cadeia de café. Isso permite que os compradores saibam de onde seu café vem e como ele foi produzido.
A UTZ permite que as marcas atendam às crescentes expectativas do público de proteção ambiental e social, ao mesmo tempo em que operam em mercados competitivos e sensíveis aos preços. Ela proporciona uma forma independente e verossímil de comunicar a suas partes interessadas suas compras de produtos certificados.

Como melhoram os preços para o fazendeiro da UTZ?

A UTZ está convencida de que o aumento da sustentabilidade também deve reforçar a posição independente dos fazendeiros. É por isso que os fazendeiros são treinados na profissionalização de suas práticas agrícolas e gestão operacional. Isso melhora a qualidade de seus produtos e permite que eles produzam maiores volumes por menores custos. Isso, por sua vez, possibilita que os fazendeiros negociem um melhor preço por um melhor produto e melhorem seu padrão de vida. Além disso, fazendeiros que trabalham com a UTZ no mercado global recebem um ágio por sua safra e não têm que pagar para fazer parte do programa.

Balanço de massa e segregação em cacau: o que existe aí para o produtor?

A meta da UTZ em cacau é criar um programa de certificação eficiente para uma produção social e ambientalmente responsável de cacau, que atenda às necessidades tanto dos produtores quando dos mercados. Isso significa que ela foi criada para beneficiar o maior número possível de produtores. Ela se concentra na formação de capacidades em origem e treinamento de fazendeiros. Dessa forma, os fazendeiros melhoram sua produtividade e qualidade, sendo recompensados pelo mercado: “Um melhor preço por um melhor produto”.

Como a UTZ Certified é independente?

A UTZ é uma iniciativa independente de diversas partes interessadas: a UTZ tem um Conselho Fiscal independente com representantes da produção, cadeia de custódia (incluindo marcas, processadores, comerciantes, varejistas), sociedade civil/organizações não governamentais e sindicatos representativos.

Por que a UTZ é “responsável”?

A UTZ define as normas para a produção social e ambientalmente responsável de café, cacau e chá. A UTZ significa responsabilidade compartilhada para um setor sustentável de café, cacau e chá:

Os produtores certificados pela UTZ assumem a responsabilidade pelas boas práticas de produção, cumprindo o Código de Conduta da UTZ.

Fabricantes e marcas incorporam práticas comerciais responsáveis, comprando produtos certificados pela UTZ. Ao fazê-lo, eles reconhecem os produtores responsáveis e profissionais.

O Código de Conduta da UTZ foi avaliado e reconhecido por todas as partes interessadas envolvidas com o programa UTZ.

As despesas da UTZ são cobertas pela taxa de administração paga pelos compradores registrados na UTZ e por subsídios da União Europeia e de ONGs.

As contas da UTZ são auditadas anualmente pela PriceWaterhouseCoopers e publicadas no relatório anual.

Por que existem diferentes programas de certificação?

Fairtrade, Sustainable Agriculture Network(SAN)/Rainforest Alliance e UTZ compartilham o objetivo de transformar os sistemas de produção e as cadeias de valor mundiais, para torná-los mais sustentáveis. Nossa preocupação comum é a necessidade urgente de transformar a agricultura e compartilhamos a crença de que a certificação por sistemas verossímeis como o nosso ajuda essa transformação.

Sou um consumidor. Como posso apoiar a UTZ?

Como consumidor, você pode apoiar a UTZ das seguintes formas:

  • Apoie empresas envolvidas com a UTZ. Veja a lista de empresas que já estão trabalhando com a UTZ.
  •  Beba de forma responsável no trabalho! Incentive seu empregador a comprar café e chá certificados pela UTZ.
  • Saiba mais sobre a UTZ por meio de seu site, Twitter, Facebook e Linkedin. Compartilhe isso com seus familiares, amigos e contatos comerciais, e incentive-os a nos seguir também.
  • Sinalize para sua marca que você quer continuar a consumir o produto dessa marca, mas que você espera que ela assegure que está cuidando da qualidade social e ambiental.

Qual é a posição da UTZ a respeito do processo 4C?

Reconhecemos o 4C como uma iniciativa com uma missão fundamental similar: implementar uma norma de decência mundial para a produção responsável de café.

Entretanto, a 4C busca eliminar as piores práticas, enquanto que o modelo UTZ usa um ciclo de valor para recompensar as boas práticas. Apoiamos os esforços do 4C para tornar o setor de café mais sustentável. Visite www.4c-coffeeassociation.org/ para obter mais informações sobre o 4C.

 

UTZ.org uses cookies
I agree